sexta-feira, 29 de abril de 2011

Trilha sonora

Se vida tivesse trilha sonora a nossa, no momento, seria: "mas eu me mordo de ciúme, mas eu me mordo de ciúme...". E o ciúme aqui é o da Sophia em relação à Helena.

Achei de verdade que se o ciúme fosse "domado" nos dois primeiros meses as coisas melhorariam, mas fato é que, após um início muito maravilhoso, as coisas estão meio complicadas. Tem dias que vai tudo bem, eu até penso: passou! Sophia voltou a ser a minha princesinha de sempre. Só que logo a coisa fica esquisita de novo e eu me sinto culpada por não estar podendo dar todo a atenção que ela necessita.

Um exemplo foi na terça-feira. Estávamos na academia, onde Sophia faz sua ginástica. Aliás, nem sei se cheguei a comentar que agora ela faz toda a aula certinho e ela realmente se destaca entre as crianças. Ela é super coordenada nos movimentos, tem muito equilíbrio e desenvoltura, é corajosa e determinada. Uma graça mesmo de ver! Nem achei que fosse ser assim, afinal o começo foi bem complicadinho (quem não se lembra pode ler aqui). Mas voltando ao assunto. Estávamos na academia, e tudo ia bem, até que a Helena começou a sofrer com cólicas... Resultado, tive que pegá-la no colo, para tentar acalmar e, assim, parei de ficar admirando minha filha "atleta" para dar atenção para as cólicas da mais nova. Pronto. Foi o que bastou para ela parar de fazer a aula e emburrar num canto.
E eu, do lado de fora, com a Helena berrando, aquele monte de mãe me olhando com uma cara de: "você é a pior mãe do mundo, não consegue acalmar sua filha e eu nunca passei por isso (pôxa, mamães, um pouco de solidariedade nestas horas vai bem, sabiam??)" e sem saber se largava uma pra consolar a outra ou não. De repente, para complicar, a Sophia ainda me derruba um negócio no pé! Pronto, agora eram duas filhas chorando e a academia toda olhando para ver como eu iria me virar agora. Fiquei nervosa, coloquei a Helena na bebê conforto para acudir a Sophia. Uma parou de chorar, a outra não. Falo para a Sophia se vestir para irmos embora e ela recomeça a chorar pois quem não fica até o final da aula não ganha o carimbo da professora no bracinho e eu querendo sumir ou no mínimo desaparecer ou me tele-transportar, o que quer que fosse mais rápido.
Mas fiquei.

E se a coisa tivesse parado por aí eu até terminaria este post com um tom mais otimista. Afinal, ontem, quando uma amiga esteve aqui, estávamos conversando e ela estava me dizendo que eu não posso me esquecer que birra é coisa normal nesta idade da Sophia (3 anos) e que ela achou que ela até que estava se comportando muito bem. Só que o problema maior é na hora de ir dormir. Aí ela faz o show dela. Neste horário qualquer coisinha é motivo para choro, para jogar as coisas no chão, para gritar conosco e acho que ela só não fala que nos odeia por não conhecer esta palavra ainda.
E ontem ela picotou isopor pelo quarto, arrancou o seu calendário da parede, quebrou uma cegonha de madeira que uma amiga fez quando a Helena nasceu e, e, e,... a lista é imensa.

A única ideia brilhante que tive ontem, depois de conversar com minha mãe, foi que agora vou adotar a política de tolerância zero noturna. Se fizer birra vou sair do quarto e ficar voltando lá até ela me pedir desculpas e se comportar civilizadamente. No momento a estratégia era tentar ou compensar com carinho (mas ela rejeita qualquer abraço nestas horas) ou tentar distrai-la com outra coisa (deu certo no início, mas agora não tem dado mais).

Ai, ai, alguém tem dicas infalíveis de como lidar com esta minha adolescentinha enfezada?

3 comentários:

Camilla Brandel disse...

Oi Taia. Poxa, que malvadas essas outras mães que ficaram olhando torto! Mas será que alguma delas não tava olhando mas pensando "Tadinha, eu sei como essa situação é difícil"? Mas bem que alguém podia ter se oferecido pra segurar a Helena, né?
Acho que no começo a Sophia tava bozinha porque era tudo novidade, né? Agora ela já enjoou e quer brincar de outra coisa, rsrsrs.
Bom, eu obviamente não tenho dicas, já que não passei por isso. Espero que a tática da tolerância zero funcione. Quando você sai do quarto e volta depois espera cada vez mais tempo pra voltar? Na 1a. vez 1 minuto, depois 2, depois 3?
Beijo!

Rodrigo disse...

Olá Taia, logo logo passa, daqui uns 20 dias passa com a chegada da vovó rsrsrsrrsrs. A Moka falou sobre as fotos nova da Giovanna a seu pedido colocamos no orkut....Um grande beijo ha,obrigada pelos chocolates rsrsrsrsrsrs

Karen disse...

Obrigada por todos os e-mails, comentários no facebook e telefonemas que recebi! Além dos comentários aqui, claro!! Foram de grande ajuda mesmo!

@Lica: eu espero até a Sophia me chamar. Assim que ela me chama eu já entro. Aí pergunto se ela já está mais calma ou se quer me pedir desculpas, dependendo da situacao...
Tenh oque dizer que desde que escrevi este post que a situacao já deu uma boa melhorada! Espero que continue assim...