terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A hora do xixi

 http://www.flickr.com/photos/tomschenkenberg/4273884270/sizes/z/in/photostream/

Terça-feira é dia da minha filhota fazer ginástica. Começamos há pouco tempo, hoje foi a terceira vez, para falar a verdade. Mas já estou achando que Sophia nunca vai conseguir se desprender de mim para fazer os exercícios. E o truque que ela usa para não se soltar é: "Mamãe, quero fazer xixi".

Então, chegamos na academia, eu já levo direto pro banheiro. Ela diz que não quer fazer. Daí subimos até o local da aula, começo a trocar a roupa dela e ela toda animada. Outras crianças chegam e ela continua animada. Daí a professora vem: "Mamãe, quero fazer xixi". Tá, descemos de novo, vamos até o banheiro, ela faz alguns pingos no vaso, subimos de novo e as crianças já estão em roda, cantando umas musiquinhas. Depois vem a hora de cada criança sugerir algum movimento, vale bater palma, correr, se arrastar, dar cambalhotas, pular, andar na ponta do pé, enfim qualquer coisa. Mas a Sophia continua tímida, olhando pra mim, eu tentando incentivá-la com palavras e com meu olhar, mas nada. Ela não quer saber de fazer junto.
Mas pelo menos ela ainda está ali do lado, prestando muita atenção e quase querendo fazer os exercícios também.

De repente, a professora pergunta: Sophia quer sugerir algum movimento? E pronto, ela corre pra mim: "Mamãe, quero fazer xixi". Eu pergunto: tem certeza filha? Afinal são uns 50 degraus de escada e eu e meu barrigão de 37 semanas não estamos gostando de escadas ultimamente... Mas ela diz que sim e lá vamos nós novamente, escada abaixo, alguns pingos no vaso, escada acima. Agora as crianças estão todas em pé e vão fazendo novos movimentos ao som de uma música bem animada. Elas correm, pulam, brincam da dança da cadeira, mas esta parte da aula a Sophia ainda não aproveita nadinha.

Depois disso tem a pausa pra tomar água e comer fruta. Desta parte ela gosta, hoje ela comeu o melão dela toda feliz e nem estava no meu colo. Estava lá junto com as outras crianças. Tá, quase junto. Uma distância de uns 2 metros ela ainda quis manter.

Agora vem a parte que ela mais gosta, a professora arma uma espécie de circuito, em que as crianças pulam numa cama-elástica pequenininha, se equilibram em cima de um banco estreitinho, escorregam, escalam uns outros bancos, enfim, ficam todos bem soltos e ela se sente à vontade para brincar também. Nesta hora eu acho que poderia até sair da sala, que ela nem notaria.

Chega o final da aula e as crianças se sentem novamente em círculo, a professora carimba um leãozinho na mãozinha de cada aluno, é como uma espécie de prêmio, para aqueles que participaram da aula. Sophia ganha o seu, toda orgulhosa, mas quando a professora chama para cantarem as musiquinhas finais, a vontade de fazer xixi volta milagrosamente. Desta vez, digo que a gente já vai (não estou a fim de descer e subir os 500 degraus novamente). Ela espera, as músicas acabam, todos vão embora, todos menos Sophia que decide começar a cantar as músicas que todos estavam cantando até agora. Eu espero, espero, espero e daí pergunto: vamos filha? E ela corre, pula, se arrasta no chão, anda nas pontas dos pés e nada de vir. Quando ela finalmente vem (depois de eu suborná-la uma bala) e estamos quase saindo da academia vem a frase fatídica: "Mamãe, quero fazer xixi"...

Ahhhhhhhh!!!!!!!!!!!!!!! Mas tudo bem, vamos ver como será a próxima terça.

Nenhum comentário: