sexta-feira, 8 de junho de 2012

Passeando pela Toscana com crianças



No último post falei da nossa casa super fofa na Toscana e hoje gostaria de contar alguns dos passeios que fizemos quando estivemos naquela região.
Vale dizer que a Toscana é uma área bem grandinha. Não dá para cobrir tudo em um passeio só. A não ser que você tenha muito tempo disponível e crianças que adorem andar de carro ;-) 
O "normal" é você arrumar uma base (como a nossa em Vallico di Sopra) e de lá ir fazendo passeios diários. Mas claro que alguns dos destinos valem uma visita exclusiva, pela infinidade de atrações que oferecem. Florença é um desses e por isso vai ganhar post exclusivo amanhã (ou logo ;-))!

Lá pertinho mesmo de Vallico (perto em kms, mas não em minutos pela estrada sinuosa de acesso) fica a Grotta del Vento. Esta é uma das inúmeras cavernas subterrâneas que estão localizadas nos "Alpes Apuanos", que (penso eu!) no Brasil são chamados de Apeninos. 


São oferecidas visitas guiadas de 1, 2 ou 3 horas, só que infelizmente não em inglês. Dá para contar com um audio guide, mas a guia italiana nem sempre esperava que acabassemos de ouvir a explicação, antes de seguir para o próximo ponto de interesse. Fora que nem sempre é possível ouvir a explicação, tirar fotos, controlar se as crianças não estão lambendo uma estalactite ou jogando pedra nas estalagmites, explicar o que está acontecendo e andar sem escorregar ao mesmo tempo. Ainda assim, é uma atração interessante para crianças a partir de 4 anos, eu diria. 
E a caverna impressiona mesmo pela profundidade, pela diversidade rochosa, pelo vento (o nome não vem do nada!) e para refrescar :-) Lá dentro a temperatura é constante: 10 graus o ano todo, então pode ser uma boa alternativa nos dias quentes do verão. Mas lembre-se de levar um casaco!

Agora diz qual criança vai resistir a um convite assim: vamos lá na caverna do esqueleto do urso???
Sophia e a amiguinha Leah
Ao sair da Grotta dá para se passar também num convento super interessante: o Eremo di Galomini. Este convento fica incrustado em uma rocha imensa e oferece uma vista muito linda das montanhas. Dá inclusive para alugar um quarto no convento ou então almoçar no restaurante.





Lá pertinho da casa que alugamos tenho uma dica muito boa de restaurante! Infelizmente não tirei foto, mas é o restaurante da Sandra. Um lugar super amplo, bem no meio do vale da Garfagnana, pertinho de Fabbriche di Vallico com pratos típicos muito saborosos, pouquíssimos turistas e um atendimento fabuloso. Quer mais? Tudo que comemos adoramos e o preço era baixíssimo. Tipo qualquer entrada por 5 euros. Ou sobremesa (panacota! tiramisu!) por 2 euros. Quem passar por lá pode aproveitar para visitar as cidadezinhas super bucólicas do vale.

Outro lugar interessante é Lucca. A cidade é famosa pela muralha que ainda a cerca completamente. E não é um murozinho à toa não, é um muro alto e largo, com ruas (!), árvores e fontes e caminhável por toda a sua extensão. Lucca é a cidade natal de Puccini (La Bohème, Madame Butterfly) e toda a cidade tem um quê de artístico.
Lá encontrei também uma estátua e uma placa comemorativa em relação à Garibaldi, mas não consegui descobrir ao certo qual a relação entre ele e a cidade.



Não muito longe de Lucca fica Bagni di Lucca, às margens do Rio Serchio. A cidade é conhecida pelas águas termais e, no século XIX, hospedou por um bom tempo o autor alemão Heinrich Heine. Tem até uma plaquinha comemorativa do seu antigo lugar de residência. No entanto, a região é mais de caráter medicinal do que recreativo. Fomos até lá achando que encontraríamos uma piscina e diversão pras crianças, mas não. Crianças, aliás, nem têm a entrada permitida em muitos ambientes das termas. O espaço é limitado a uma piscinazinha sem graça e exige-se silêncio... Ou seja, nada praticável com 1 criança de 4 anos, 2 de 3 e uma de 1! Então nos limitamos a passear pela cidade que é bem lindinha e a tomar sorvete que na Itália é algo tão, mas tão prazeiroso.

Agora um lugar ótimo para os pais (gastronomia, vinhos!) é Montepulciano. E nem se precisa preocupar com as calorias, pois tem tada ladeira por lá que a gente se livra delas rapidinho rsrsss. A dica daqui é degustar o Vino Nobile e quem sabe as águas termais da região. Também foi um dos pouquíssimos lugares onde encontramos um parquinho infantil, glória das glórias para quem viaja com criança, certo?
E, finalmente, Pisa. Nem precisa dizer o que visitamos, né? E, aliás, foi basicamente a única coisa mesmo. Sophia estava entusiasmadíssima para conhecer a Torre, mas, infelizmente, o acesso é só para crianças a partir dos 8 anos. O problema é a altura pouco elevada da mureta de proteção, então, para evitar acidentes, crianças menores não entram, nem mesmo no canguru. Com isso as crianças se divertiram mesmo foi no gramado da Piazza dei Miracoli. Não chegamos a entrar no Duomo ou nos museus. Aliás, fora o Museu do Vaticano, em Roma, não fomos a nenhum outro, pois achamos que aproveitamos pouco. Uma pena mesmo, mas achamos que quando as crianças forem um pouquinho maior (principalmente a Helena) o passeio será mais prazeiroso para todos.


13 comentários:

sou Bárbara disse...

Que delícia de passeio, parece que pegaram dias lindos por lá hein?!! A última foto com as duas meninas está especialmente bonita!! Adorei as dicas também, quem sabe um dia me aventuro pela regiao também!!

beijoss

Celi disse...

Karen,
Dicas preciosas, fotos maravilhosas e uma amiga morrendo de vontade de viajar, conhecer lugares encantadores como esses ... Que maravilhosa essa viagem, hein!?
Como é bom viajar. Renova e dá uma energia tremenda. Agora entendi como você voltou...rs rs rs
Beijos

Juliana Tassi Borges Zenaide- Contos de Mãe disse...

Karen, nossa, viajei no tempo agora. Eu, os meninos e meus pais fomos à Lucca e Pisa. Adoramos!!!
Temos ótimas lembranças deste lugar maravilhoso!!
Adorei a foto da Sophia vendo o esqueleto!! Que graça!!! Um beijão, Ju

Ana Gaspar disse...

Karen,
que delicia!!!! Tudo...
e as fotos ficaram muito legais, pois a medida que voc6e conta a gente vai vendo... dá pra imaginar certinho a viagem...
TUDO mágico...
conta mais...
beijinhos

Mundo do Dani disse...

Que delicia de passeios.
Sitios maravilhosos.
Adoro. beijocas

Sut-Mie | Viajando com Pimpolhos disse...

Adorei! Delícia de férias! Não sei se vc chegou a ver os links que tinha postado para vc?
Bjs, belíssimo post!
@viagempimpolhos

umpresentededeusgiovanna disse...

Taia vc ficou ótima de franja,a Helena vontade de apertar ela correndo pra lá, pra cá.A Sophia adorou o passeio.Afinal, como o Guinho sempre fala desde a barriga da mãe viajando rsrsrsrsr.Um passeio maravilhoso. Bjossss

Anônimo disse...

Gostaria de entrar em contato com você, o assunto diz respeito a minha pesquisa de mestrado.
Agradeço se puderes me retornar,
Carolina Louback
carolinascultoritavaresdasilva@gmail.com

Eu Viajo com Meus Filhos disse...

Oie Karen! Mas que bela viagem, hein???
Parabéns! =)
Um beijo!

Tatiana disse...

Oi amiga....Bela viagem..... Com criança temos que sempre pensar duas vezes nos lugares, atividades e distração para os pequenos.... beijos

Agora somos tres disse...

Que viagem mais deliciosa!
As fotos estão lindas.

Bjus
T

♥ Aline 뿌까 ♥ disse...

Olá Karen! Entrei no seu blog sem querer e achei demais! As fotos são lindas! Imagino que a viagem tenha sido uma delícia! Também
tenho um blog, e caso queira conhecer, segue o link http://www.tillmannsbook.blogspot.com.br/
Bjos e tudo de bom!

Dayane disse...

Ai vontade de conhecer isso tudo. Tudo muito lindo. E essa foto das meninas na torre de Pisa tá linda demais!!!
Beijos