segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Oito meses!

Helena fez oito meses na semana passada e até agora não consegui parar para escrever as últimas gracinhas :-)
E graciosa ela está!
Continua sorridente³, comunicativa e faladeira. Conversa com o espelho, comigo e com quem der bola pra ela. Quando conversa com o espelho fala: abu, abã, abe, abá e por aí afora. Também faz os sons fricativos "fffffff", "vvvvvv" e bolinhas de cuspe :-) Tem dias que parece que fala papai com significado! E sempre diz mamã quando está meio cansadinha e querendo colo: vira pra mim e fala "mamã", parece mesmo que está me chamando! Fico toda boba, confesso.

Agora ela também já come mingau, de janta, e uma frutinha de lanche no meio da tarde. Mas esta rotina ainda não está muito bem estabelecida. Geralmente, quando ela come a fruta ela não quer o mingau. Ela parece ainda gostar de intercalar uma papinha com uma mamada. Hoje mesmo, ela almoçou bem, reclamou pra comer a banana e não aceitou de jeito nenhum o mingauzinho à noite (e ela a-do-ra  o mingau!).

As noites continuam sendo movimentadas. Ela raramente passa mais de 4 horas sem acordar. A minha tentativa de não amamentar em todas as vezes que acorda (e sim dar a chupeta e tentar embalá-la novamente) não tem funcionado. Geralmente se insisto muito em não dar o peito ela acorda de verdade e começa a falar os abus, abas, abes dela. Daí até pegar no sono novamente é ainda mais complicado, então não tenho insistido nesta estratégia. Mas normalmente ela adormece bem. O ritual é basicamente: trocar a fralda, colocar o pijama e saco de dormir, mamar, arrotar e ir para o berço (ainda acordada). Aí coloco a musiquinha do móbile para tocar embaixo da cama e faço cafuné até ela pegar no sono. Frequentemente ela adormece em menos de 5 minutos.

Helena gosta muito de música, ainda mais quando elas estão acompanhadas por gestos. A preferida dela é a "Dona aranha subiu pela parede...". Ela adora a Sophia! Quando a vê de manhã abre um sorrisão! E adora ficar vendo a irmã mais velha brincar. Ultimamente tem tentado pegar os brinquedos dela, mas nem sempre a Sophia fica muito feliz quando a Helena tira as coisas dela do lugar. Seus brinquedos preferidos são bexiga, papel, caixa de ovo, rolos e tudo o que não tiver cara de brinquedo.

Ela ainda não se senta sozinha. Se eu a coloco sentada ela fica, mas não consegue se sentar sem ajuda. Ela está se arrastando bem, mas tem uma técnica muito própria (o videozinho aqui mostra uma das primeiras vezes em que se arrastou, bem no comecinho de outubro): é o método flexão de braço. Ela faz uma espécie de flexão, fica com o corpo todo esticadinho, dá impulso pra frente e desaba no chão, começando tudo novamente :-) É super engraçadinho e só assistindo para entender totalmente!
Agora ela já consegue se arrastar com mais classe e, desde ontem, está tentando acertar a pose correta para engatinhar. Fica de 4 bonitinho e balançando o corpinho pra frente e pra trás, sem saber direito o que fazer.

5 comentários:

Alessandra disse...

Que FOFA a Helena está! Eu às vezes me pergunto quanto da personalidade dos filhos vem com eles e quanto é influência da família. A Alice é muito mais sorridente, meiga, leve... Eu costumo achar que tem a ver com o fato de eu e o Sérgio já sermos mais 'leves' também e com o fato de o mundinho dela ser mais "completo", com a presenca da Glorinha, que ela ama a ponto de já saber dizer "ti amu, Góla". Enfim, a gente também sente o nosso mundo mais completinho com as duas! Apesar de já termos alguns perrengues para apartar!

Kathe disse...

Voce já tinha me explicado a técnica da Heleninha, mas ver... ah, é outra coisa !!
E que linda ela está, é impressionante ver como eles dão um jeitinho para as coisas que querem fazer, e cada um dá seu toque especial não é ?
Mande mais...
bjs.

Ingrid disse...

Como ela ta fofa! Parabens pra Helena!! eu me lembro muito bem do sorrizao dela quando a encontrei :)
beijos e tudo de bom pra vcs!

Fabi Alvim disse...

Que bebê mais lindo!!! Helena tá uma fofa, Karen!
Já já tá passeando pela casa toda! Beijos

Regina disse...

Como ela tá linda Taia!!!