sexta-feira, 8 de julho de 2011

Nacionalidade

Este post é só para dizer que a Helena agora também é brasileira!
Engraçado como estas coisas são importantes, não? Não sei explicar o motivo. Mas acho que eu ficaria muito decepcionada se minhas filhas não falassem o mesmo idioma que eu e se não tivessem a mesma nacionalidade. É uma parte importante minha, que compõe a minha personalidade, a minha maneira de pensar e agir e até mesmo a forma de eu me expressar.

Então no final de semana fomos até Berlin, em primeiro lugar para a minha mãe conhecer a cidade.




E aproveitamos para irmos até a Embaixada, na segunda-feira. Engraçado que só de entrar na Embaixada a gente já se sente um pouquinho em casa. Estava lendo um blog agorinha falando de trilhas sonoras e foi só eu me lembrar da Embaixada, para relembrar a música em que estava pensando quando lá entrei:

Isto aqui, ô, ô
É um pouquinho de Brasil, Iaiá
Desse Brasil que canta e é feliz,
Feliz, feliz


E me lembrei da música tanto pelo lugar, pelo ambiente, pela falta de organizaão (rá! também é uma característica nacional, não?), quanto pelas pessoas, pelas conversas simpáticas e tudo mais... Mas depois de algumas enrolações é oficial: Helena também é brasileirinha.



Nem foi tão difícil assim: basicamente é necessário preencher um formulário, anexar fotos, documentos dos pais (passaporte), comprovante de endereço (fazia muitos, muitos anos que eu não precisava disso já que a identidade alemã tem o endereço escrito atrás, então é só mostrar e pronto... mas a Embaixada não aceita documentos estrangeiros, então tinha que ser uma conta. Só que difícil achar conta quando pagamos tudo por online banking, não?... Por sorte eles aceitaram uma carta do seguro de saúde), certidão de nascimento alemã e ir pessoalmente até Berlim para conferir a certidão prévia e pessoalmente.

E foi bom. Quase que o maridão vira albanês se eu não confiro direitinho :-)

5 comentários:

Aretusa disse...

Deve ser importante mesmo, pelo menos eu iria querer que minha filha fosse brasileira oficialmente também!!
Beijocas, querida!!
Aretusa, mamãe da Doce Sophia

Simone Scalabrini disse...

êeee, parabéns Helena!!

Bjs daqui de Belo Horizonte pra vocês!!

Alessandra disse...

Esta segunda foto é sensacional!

Regina disse...

Acho muito legal você pensar assim Taia, pois tem gente que sai do Brasil e fica menosprezando o seu país, acho isso o fim, é claro que o Brasil é cheio de problemas e defeitos, mas fazer o que, somos brasileiros e por isso não desistimos nunca não é? Super beijo e parabéns!!

Ingrid disse...

Ahaa que legal :)
Bom saber pra fazer o mesmo procedimento com o meu bebezinho quando cehgar. Também quero que ele tenha a nacionalidade brasileira e fale português.

Eu tbm me senti um pouquinho em casa quando fui na Embaixada em Berlin. Tirei fotos e tudo mais também :) depois aproveitei pra passear denovo por Berlin, passei o dia inteiro lá rsrs mas nao conheco esse lugar cheio de ursinhos nao! onde foi??

bjoss