terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Quem afinal traz os presentes? Papai Noel, Nicolau ou menino Jesus?

Hoje é dia de São Nicolau.

Nikolaus, como o santo é chamado aqui na Alemanha, foi um bispo, que durante sua infância, para tentar lidar com o enorme vazio que a morte dos pais lhe causou, começou a distribuir nozes, castanhas, maçãs e outras delícias para as pessoas pobres da sua cidade. No dia da sua morte, 6 de dezembro, costuma-se então  distribuir doces, maçãs, nozes, castanhas entre as crianças, em homenagem ao Santo.

Mas, aí começa também uma grande confusão, no meu entender. Pois este Nikolaus é para nós brasileiros o Papai Noel. Só que também existe em alemão a palavra papai noel - Weihnachtsmann. E para complicar mais um pouquinho, algumas famílias também ensinam às crianças que quem traz os presentes no dia 24 (sim, aqui a entrega é na véspera do Natal) é o Christkind - o menino Jesus.

E agora, José?

Li que a igreja católica não está gostando de perder terreno - o papai noel vem se tornando cada vez mais popular entre a criançada. Tanto é que os correios recebem cerca de 60 mil cartas por ano endereçadas ao Nikolaus contra 200 mil para o Papai Noel.

Depois de vários anos tentando entender quem é quem nesta história toda, ficamos assim: na nossa casa, o Nikolaus vem no dia 6 de dezembro e é o responsável pelos doces. O menino Jesus toca o sininho (pois o marido faz questão do sininho avisando que os presentes já estão embaixo da árvore) e ajuda o papai noel a trazer os presentes, entregues também no dia 24. A cartinha é enviada ao Papai Noel. E pronto :-)

Aqui algumas fotos da Sophia limpando suas botinhas (as crianças só recebem os chocolates nas suas botas e se elas estiverem limpas, que pai alemão sabe das coisas e adora uma oportunidade de fazer a criançada botar a mão na massa).

No dia 5, à noite.

No dia 6, assim que acordou

E botando a mão literalmente na massa, já que Natal é época de fazer bolachinhas :-)



Como a Helena não pode comer nem as bolachas nem os doces ela se delicia com a sua beterraba:



Beijos e bom Nikolaus para todos!

9 comentários:

Camilla Brandel disse...

Nossa, o menino Jesus trazendo presentes? E ainda tocando sininho? Hahaha, achei engraçadíssimo. Nunca ouvi falar de nada assim. :-)
E que horas vocês dão os presentes pra Sophia, no dia 24? Perto da hora da janta, igual fazíamos em casa?
Esse ano acho que vou adotar a tradição local e deixar os presentes na manhã do dia 25. Porque se o Nathan ganhar presentes à noite, nunca mais vai querer dormir. :)
Acho que por aqui também não existe nada dia 6/dezembro, mas gostei muito da ideia da criança limpar as próprias botas, hehehe.
Uau, pela lambança essa beterraba devia estar uma delícia!!
Beijo!

Juliana Tassi Borges Zenaide- Contos de Mãe disse...

Aiii que lindas estas fotos!!! E nossa Karen, fiquei com dor na consciência depois deste Post tão lindo... É que ontem uma amiga daqui me explicou tudo isso, mas confesso que havia entendido que outras pessoas colocariam os doces... Como aqui no prédio não vemos quase ninguém, fiquei com medo de colocar as botas e nada aparecer e o pior: Não pensei que eu mesma poderia fazer isso. Mas, nada é perdido. Vou fazer isto agora. Tomara que ainda dê tempo de não passar a data em branco.
Obrigada pela lembrança!! Bj

Fabi Alvim disse...

Que fotos lindas, Karen!!! Suas meninas são umas bonequinhas!!! :-)
Menina, na minha família os presentes são trocados no dia 24 mesmo e eu nem conhecia esse tal Nicolau!rs
Beijos

Alessandra disse...

Eu acho que quanto mais tradições melhor! Mas realmente tem que tentar organizar o calendário festivo ;-)
As meninas estão muito fofas - linda a Helena de saquinho de dormir. Que saudades de quando a Alice dormia en um tb!

Kathe disse...

Alguém notou o detalhe da Sophia fazendo bolachas ? Como ela é muito chique, não teria como fazer sem Colar !! Muito chique não ?
Ah, mas a beterraba da Helena, não deve ter coisa mais gostosa !!
Adorei as fotos !!
bjs.

Dayane disse...

Hahah São tantos personagens que a até nós ficamos confusos. Ainda que minha filha é bem pequena e não preciso dar explicações.. heheh Mas vou me preocupar mais em ensinar que a data comemora o nascimento de Jesus e que Papai Noel é só uma figura simbólica.
Lindas tuas meninas!
Beijos

Anônimo disse...

Oi Karen!
Obrigada pela visitinha lá no blog...seu cantinho também é muito lindo e mais lindas ainda são suas filhas...coisa mais gostosa do mundo né!

tb estou por aqui!

bjs

Celi disse...

Karen que bacana que escreveu sobre o St. Nikolaus. Adorei saber direitinho. Ontem também ia escrever sobre, mas preferi contar da Feira de Natal. Aqui também fazemos direitinho, com a bota e tudo mais.
Muito diferente do Papai Noel e como acontece no Brasil, não é mesmo?
Um grande beijo.

Bárbara disse...

Amei as fotos!!! Lindos seus filhos!!!

Beijoss