quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Ser ou não ser consequente, eis a questão...

Hoje foi uma daquelas noites terríveis, em que nada parece dar certo.
Como meu marido não estava em casa ainda na hora de colocar as meninas pra dormir, ficou tudo por minha conta. Confesso que fazia tempo que não o fazia. Tenho sorte que quase sempre podemos dividir esta tarefa e cada um coloca uma das meninas na cama. Mas hoje não foi assim.

Mas tinha um plano! Jantamos com muita calma, brincamos depois da janta e tinha prometido pra Sophia que se ela colaborasse e deixasse a mamãe colocar a Helena pra domir, ela poderia assistir um desenho no ipad depois do banho. Até aí, tudo bem. Claro que ela disse que me ajudaria e até que ela se comportou mais ou menos bem durante o banho. Escovou os dentes bonitinha, fez xixi, mas fez um pouco de manha porque não queria lavar o cabelo.

Concordei, não precisava lavar o cabelo. Mas daí ao sair da banheira ela já começou com os seus berros: "estou com frio! Buáááááá" (um drama imenso). Tá, ela estava seca, com o pijama, tinha feito xixi e escovado os dentes, então era hora de ir pra cama assistir o bendito do desenho.

Enquanto estava trocando a Helena escuto já os primeiros gritinhos de raiva, depois de mais alguns, veio o primeiro:

"Mamãe!!".
"Que foi, Sophia?"
"O ipad não está funcionando!"
"Peraí que eu vou acabar de trocar a Helena e já te ajudo"
"Não, tem que ser agora!"

Nisso ela vem até mim, dá uns 3 tapas no aparelho e o joga no chão.

Fiquei brava, disse que ela não iria assistir mais nada porque não tinha se comportado.
Os gritinhos de raiva viram gritões de ódio. E ela chora, chora muito, muitas lágrimas. A Helena começa a chorar também pois se assusta com tanto grito.

Eu cedo.

Fui até o quarto dela e tento ligar o ipad. Azar dos azares, está totalmente sem bateria. Busco o carregador, nem assim ele liga, de tão descarregado que está. Sophia começa a chorar de frustração novamente.

Prometo a ela que daqui 5 minutinhos já vai dar pra ligar. Peço que ela fique lendo um livrinho 5 minutinhos no quarto, enquanto o ipad carrega e eu coloco a Helena pra domir. Ela aceita.

Começo a fazer a Helena dormir, a Sophia entra no quarto, acende a luz, porque quer o Arlequim (é seu bichinho de estimação preferido, ela só dorme com ele). Faço uma cara de brava, ela pega o Arlequim, apaga a luz do quarto, fecha a porta e sai. 27 segundos depois ela volta pra perguntar se eu quero que ela feche a porta ou se deve deixá-la entreaberta.

Respondo, ela sai novamente.

48 segundos depois ela me avisa: "Mamãe, preciso fazer cocô".

"Tá, filha, vai lá".

Ela demora no banheiro, Helena está quase dormindo, já estou achando que vai até dar tempo de assistir o "jornal nacional" versão alemã, quando escuto:

"Mamãe, terminei! Vem limpar meu bumbum!"

Helena abre os olhos. Explico pra ela que eu só vou li e já volto.

Enquanto fui até ali e não voltei Helena começou a chorar desesperadamente. Limpei o bumbum, pedi pra Sophia deitar na cama e ficar bem quietinha que eu já estava quase lá.

Volto pra Helena, uns 3 segundos depois o despertador da Sophia toca (ela acabou de ganhar um despertador de presente e adora colocá-lo pra despertar). Ela grita lá do quarto "Desculpe, mamãe, não queria que o despertador tocasse. Que despertador maluco, né?"

Desligo o despertador e queria desligar o choro da Helena que começou novamente. Peço pra Sophia mais uma vez ficar boazinha, que eu já estou indo pro quarto ficar com ela.

Acalmo a Helena (que a esta altura já não quer ficar mais no berço e sim no colo), ela fecha os olhinhos e.... a porta do quarto se abre, a Sophia entra com o despertador dela, pra me mostrar que a luz estava acesa. Sussuro pra ela se deitar um pouquinho, que eu já vou. Sophia aponta a luz bem no olho da Helena, Helena acorda. Tiro o despertador da mão da Sophia, ela grita.

Levo a Sophia pro outro quarto, uma berrando daqui, a outra berrando dali. Berrei também: você não vai assistir mais nada hoje!

Daí Sophia começa a chorar e a chamar o papai. Helena se assusta e chora também. Quis chorar também, mas abafa.. Fico pensando se devo voltar atrás e deixá-la sim assistir o tal do desenho. Decido que não, que ela não cumpriu a parte dela.

Peguei a Helena e a Sophia e deitei com as duas na minha cama. Não sei quem adormeceu primeiro: se a Sophia, se a Helena ou se fui eu. Mas assim terminou mais uma sessão de uma mãe que tenta ser consequente e que fica se perguntando se está certo mesmo tentar exigir consequência de uma garotinha de 4 anos.

7 comentários:

Ingrid Gomes disse...

Olha Karen, vc tem todo o meu respeito, eu teria chorado e berrado JUNTO! (aloca!)

Eu acho que sim, vc está certa em mostrar que toda ação tem uma reação, que se ela fizer a parte dela vc vai fazer a sua.
Quanto mais cedo se aprende sobre atos e consequencias, mais fácil a vida fica, se vc não a ensinar, o mundo vai e pode ser muuuito mais doloroso pra vocês duas. =)

Beijão

Lu disse...

Oi Karen,

nossa, q perrengue! Eu teria chorado e mto junto! Eu não culparia a Sophia tanto assim por não fazer a parte dela. A parte dela era colaborar, tomar banho, jantar, não era? Não era compreender q o ipad estava sem bateria! Ela fez o q vc pediu, quem não colaborou foi o ipad, o despertador, o cocô em hora errada. Ela é pequena ainda, eu acho. E não conseguiu administrar a frustração, não entendeu q se levasse o despertador ao quarto da Helena ela despertaria... enfim, é o q eu acho!

mas claro, depois de tanto choro e stress, eu tbem teria dado uns gritos, hehe! So falo assim calma pq estou de fora, sentada lendo o post sem gritos na minha orelha... hehe

Beijão!

Ana Gaspar disse...

Flor, que loucura isso... tadinha de você...
Aui só tenho a Valentina e já é um apuros, pois ela não dorme cedo nem ferrando... só depois das 10:00 da noite, eu e Ivan ficamos em frangalhos...
e filme ela acaba assistindo uns 2, todos os dias... e não sei mais o que fazer para melhorar isso...
beijossssss

Alessandra disse...

Oi amiga, acho que o que tenho a dizer é uma frase que minha terapeuta vive me dizendo "Fica tranquila que tá tudo certo".
A gente pira mesmo às vezes, ainda mais com duas em fases diferentes. Mas no final dormiram todas juntinhas e tenha certeza de que isso conta, sempre!

Kathe disse...

caramba, sumiu tudo o que eu escreví.

Juliana Tassi Borges Zenaide- Contos de Mãe disse...

Oi Karen, tenho um meme pra vc lá no blog hoje, beijos

Paula disse...

Meu Deus, eu fiquei cansada só em ler. É por esse motivo que n sei se quero mas um filho.