sábado, 31 de março de 2012

E não vai rolar a festa....

Esta semana fiz aniversário. Passei um dia lindo com meus três amores, passeando e comendo ;-)
Teve café da manhã na padaria portuguesa, almoço num sushi bar e jantar numa churrascaria. Teve flores, teve um desenho lindo da minha princesa, recebi muitos telefonemas, e-mails e mensagens no facebook. Também ganhei presentes e até lembrancinhas inesperadas (como da mãe de uma amiguinha da escolinha da Sophia!).
E pra semana ser fechada com chave de ouro queriamos ir a um barzinho hoje à noite, com alguns amigos. A babá estava avisada, os amigos tinham confirmado a presença e só faltava uma coisa: a Helena se reacostumar com a mamadeira.

A Helena já está com 13 meses e mama no peito. Não tanto por opção minha, eu confesso. Amamentei a Sophia por um ano e queria fazer igual pela Helena, mas agora já estava querendo parar. A Helena só mama à noite, mas mama muuuuuuito e adora mamar. Como diria uma amiga, alguns bebês mamam por obrigação - pela alimentação, mas a Helena mama por convicção :-)
Fato é que não planejei uma amamentação "prolongada", por dois anos ou mais, ainda que saiba que esta é a recomendação oficial do Ministério da Saúde, da OMS, etc.. Acredito de verdade que amamentação é algo essencial (realmente não consigo entender muito bem alguém que escolhe não amamentar), mas também bem pessoal, cada mãe escolhe o que é melhor pro seu filho e pra si própria.

Mas o que acontece quando a mãe quer parar de amamentar e o neném não? Taí um dilema que não consegui resolver. Pensei que fosse conseguir introduzir o leite de vaca aos poucos na alimentação da minha filha, já que ela completou um ano e vi que não tem nenhuma intolerância, mas ela parece não gostar do sabor do leite. E também parece não gostar do sabor do bico da mamadeira. Ela nem experimenta para ver o que tem dentro, sabe? Simplesmente recusa. Aí ela chora, chora, chora
(E nada me diz
E neste momento
(Não) me sinto feliz
Ao vê-la chorando
De tanto amor....)

Já tentamos leite de vaca, leite materno, fórmula, leite com banana, leite com nescau, chá, suco... a lista é longa, mas nada funcionou. Ela toma líquidos no copinho, desde os 7 meses. Ela não precisaria necessariamente tomar mamadeira, só que Helena sempre acorda em algum momento entre 22:00 e 0:00 e só se acalma mamando. Mas como acalmar uma criança com um copinho? Pedindo pra ela sentar na cama? Não tem como. A solução seria a mamadeira que ela não quer pegar.

Depois de mais de uma semana de "treino" para a noite de hoje, desistimos. Cancelamos o barzinho, cancelamos a babá e vamos ficar em casa. Afinal não tenho as respostas que preciso: como desmamar uma menina que não toma outro tipo de leite? E como desmamar quando a minha princesa se recusa terminantemente a ser desmamada?

O jeito é comprar um vinho (e uma cerveja sem álcool pra mim, pois vinho sem álcool é um horror!), chamar os amigos pra virem pra cá e aproveitar a neve (porque voltastes???) que está caíndo lá fora...

10 comentários:

Unknown disse...

Oi querida!
E se vc sair depois que amamentar?
O mais tarde q vc vai sair é 00:00 hs! rs..
Coitada, vai perder o barzinho de aniversário!
Se bem q mãe não se importa com essas coisas neh!
Um beijo!

Celi disse...

Karen,
Parabéns! Parabéns! Muitas felicidades!
Então essa semana é só de comemoração e fecharão com chave de ouro, em casa, com amigos e um bom vinho! rs
Por sinal, queria te adicionar no face. Se possível, passa seus contatos para mim.
Quanto a amamentação sabe que aconteceu a mesma coisa comigo e com o Thomas. Experimentamos mil e um tipos de leite, em pó, de vaca.... Foi bem difícil também. Tirei leite e coloquei na mamadeira para tentar a passagem e nada. Depois um dia, por sorte, experimentando um outro tipo de mamadeira deu certo.
Já não sabíamos mais o que fazer.... Mas foi justamente o bico da mamadeira que ajudou.
Espero que consigam logo fazer esse processo tão importante para vc e para ela (apesar que mamar é tudo para eles). Boa sorte!
Um grande beijo e ótimo final de semana.

Rafaella disse...

É complicado ne...
Mas estando ao lado de pessoas especiais qualquer lugar é bom para comemorar...
Se divirta bastante!!!
Bjs

Lu Iank disse...

Karen
feliz aniversário, muita felicidade e saúde para vc. Qdo puder me adiciona no FB, meu nome está Luciana Iank.
Bjs

Lu disse...

Parabens, Karen! Muita saude e muita felicidade pra voce!!!

Não posso opinar sobre a amamentação pq o Uri parou de mamar aos 5 meses, por vontade propria - Na verdade ele tinha lingua presa e nunca mamou exclusivamente, pra minha tristeza... Ele não sugava direito, meu corpo achava q não precisava produzir mto, então eu nunca tive muito leite, mesmo tirando com a bombinha mais de 3x por dia. Quando ele cortou o freio, aos 4 meses, já não tinha muitos amores pelo peito não... Mas enfim, no próximo filho eu vou ficar mais esperta com essa historia de língua presa..

Q pena q o programa furou... Mas como disse a Celi ai em cima, quem sabe um dia você encontra uma mamadeira q ela curta...

Beijos!

Paloma Varón disse...

Parabéns, Karen!
Sobre o desmame, não sei responder como fazer, porque ainda não fiz. Minha filha tem 1 ano e 8 meses e adora mamar. Mas ela dorme sem mamar quando eu tenho aula e eu já cortei as mamadas de madrugada desde que ela tem 13 meses; Se ela acorda à noite, volta a dor,ir com carinhos e/ou bebe água no copinho (aquelas da Nuk, com bico meio mole).
Menuina, em que cidade vc mora que ainda está nevando, fiquei curiosa!
Beijos

Alessandra disse...

Pense no lado positivo da neve no final de março (gente! como assim neve no final de março???): um bom vinho com amigos em casa pode ser mais aconchegante que em um barzinho...
Claro que estou tentando ver o silver lining... mas sempre tem!

Karen disse...

Acabou que a noite foi bem divertida aqui em casa! Ficamos cantando até as 3 da manhã e, apesar da Helena ter acordado umas 3 vezes, aproveitamos bastante! Mas vou tentar usar as dicas de vocês... quem sabe dá certo?!

Karen disse...

Acabou que a noite foi bem divertida aqui em casa! Ficamos cantando até as 3 da manhã e, apesar da Helena ter acordado umas 3 vezes, aproveitamos bastante! Mas vou tentar usar as dicas de vocês... quem sabe dá certo?!

Dani Rabelo disse...

Parabéns! Parabéns!!

Felicidades sempre!!!

Que Deus abençoe vc e sua família!