Como meu marido não estava em casa ainda na hora de colocar as meninas pra dormir, ficou tudo por minha conta. Confesso que fazia tempo que não o fazia. Tenho sorte que quase sempre podemos dividir esta tarefa e cada um coloca uma das meninas na cama. Mas hoje não foi assim.
Mas tinha um plano! Jantamos com muita calma, brincamos depois da janta e tinha prometido pra Sophia que se ela colaborasse e deixasse a mamãe colocar a Helena pra domir, ela poderia assistir um desenho no ipad depois do banho. Até aí, tudo bem. Claro que ela disse que me ajudaria e até que ela se comportou mais ou menos bem durante o banho. Escovou os dentes bonitinha, fez xixi, mas fez um pouco de manha porque não queria lavar o cabelo.
Concordei, não precisava lavar o cabelo. Mas daí ao sair da banheira ela já começou com os seus berros: "estou com frio! Buáááááá" (um drama imenso). Tá, ela estava seca, com o pijama, tinha feito xixi e escovado os dentes, então era hora de ir pra cama assistir o bendito do desenho.
Enquanto estava trocando a Helena escuto já os primeiros gritinhos de raiva, depois de mais alguns, veio o primeiro:
"Mamãe!!".
"Que foi, Sophia?"
"O ipad não está funcionando!"
"Peraí que eu vou acabar de trocar a Helena e já te ajudo"
"Não, tem que ser agora!"
Nisso ela vem até mim, dá uns 3 tapas no aparelho e o joga no chão.
Fiquei brava, disse que ela não iria assistir mais nada porque não tinha se comportado.
Os gritinhos de raiva viram gritões de ódio. E ela chora, chora muito, muitas lágrimas. A Helena começa a chorar também pois se assusta com tanto grito.
Eu cedo.
Fui até o quarto dela e tento ligar o ipad. Azar dos azares, está totalmente sem bateria. Busco o carregador, nem assim ele liga, de tão descarregado que está. Sophia começa a chorar de frustração novamente.
Prometo a ela que daqui 5 minutinhos já vai dar pra ligar. Peço que ela fique lendo um livrinho 5 minutinhos no quarto, enquanto o ipad carrega e eu coloco a Helena pra domir. Ela aceita.
Começo a fazer a Helena dormir, a Sophia entra no quarto, acende a luz, porque quer o Arlequim (é seu bichinho de estimação preferido, ela só dorme com ele). Faço uma cara de brava, ela pega o Arlequim, apaga a luz do quarto, fecha a porta e sai. 27 segundos depois ela volta pra perguntar se eu quero que ela feche a porta ou se deve deixá-la entreaberta.
Respondo, ela sai novamente.
48 segundos depois ela me avisa: "Mamãe, preciso fazer cocô".
"Tá, filha, vai lá".
Ela demora no banheiro, Helena está quase dormindo, já estou achando que vai até dar tempo de assistir o "jornal nacional" versão alemã, quando escuto:
"Mamãe, terminei! Vem limpar meu bumbum!"
Helena abre os olhos. Explico pra ela que eu só vou li e já volto.
Enquanto fui até ali
Volto pra Helena, uns 3 segundos depois o despertador da Sophia toca (ela acabou de ganhar um despertador de presente e adora colocá-lo pra despertar). Ela grita lá do quarto "Desculpe, mamãe, não queria que o despertador tocasse. Que despertador maluco, né?"
Desligo o despertador e queria desligar o choro da Helena que começou novamente. Peço pra Sophia mais uma vez ficar boazinha, que eu já estou indo pro quarto ficar com ela.
Acalmo a Helena (que a esta altura já não quer ficar mais no berço e sim no colo), ela fecha os olhinhos e.... a porta do quarto se abre, a Sophia entra com o despertador dela, pra me mostrar que a luz estava acesa. Sussuro pra ela se deitar um pouquinho, que eu já vou. Sophia aponta a luz bem no olho da Helena, Helena acorda. Tiro o despertador da mão da Sophia, ela grita.
Levo a Sophia pro outro quarto, uma berrando daqui, a outra berrando dali. Berrei também: você não vai assistir mais nada hoje!
Daí Sophia começa a chorar e a chamar o papai. Helena se assusta e chora também.
Peguei a Helena e a Sophia e deitei com as duas na minha cama. Não sei quem adormeceu primeiro: se a Sophia, se a Helena ou se fui eu. Mas assim terminou mais uma sessão de uma mãe que tenta ser consequente e que fica se perguntando se está certo mesmo tentar exigir consequência de uma garotinha de 4 anos.
7 comentários:
Olha Karen, vc tem todo o meu respeito, eu teria chorado e berrado JUNTO! (aloca!)
Eu acho que sim, vc está certa em mostrar que toda ação tem uma reação, que se ela fizer a parte dela vc vai fazer a sua.
Quanto mais cedo se aprende sobre atos e consequencias, mais fácil a vida fica, se vc não a ensinar, o mundo vai e pode ser muuuito mais doloroso pra vocês duas. =)
Beijão
Oi Karen,
nossa, q perrengue! Eu teria chorado e mto junto! Eu não culparia a Sophia tanto assim por não fazer a parte dela. A parte dela era colaborar, tomar banho, jantar, não era? Não era compreender q o ipad estava sem bateria! Ela fez o q vc pediu, quem não colaborou foi o ipad, o despertador, o cocô em hora errada. Ela é pequena ainda, eu acho. E não conseguiu administrar a frustração, não entendeu q se levasse o despertador ao quarto da Helena ela despertaria... enfim, é o q eu acho!
mas claro, depois de tanto choro e stress, eu tbem teria dado uns gritos, hehe! So falo assim calma pq estou de fora, sentada lendo o post sem gritos na minha orelha... hehe
Beijão!
Flor, que loucura isso... tadinha de você...
Aui só tenho a Valentina e já é um apuros, pois ela não dorme cedo nem ferrando... só depois das 10:00 da noite, eu e Ivan ficamos em frangalhos...
e filme ela acaba assistindo uns 2, todos os dias... e não sei mais o que fazer para melhorar isso...
beijossssss
Oi amiga, acho que o que tenho a dizer é uma frase que minha terapeuta vive me dizendo "Fica tranquila que tá tudo certo".
A gente pira mesmo às vezes, ainda mais com duas em fases diferentes. Mas no final dormiram todas juntinhas e tenha certeza de que isso conta, sempre!
caramba, sumiu tudo o que eu escreví.
Oi Karen, tenho um meme pra vc lá no blog hoje, beijos
Meu Deus, eu fiquei cansada só em ler. É por esse motivo que n sei se quero mas um filho.
Postar um comentário